Do Montado ao Prato

O programa “Ao Sabor das Estações” tem como objetivo a realização de atividades que promovam as empresas, os produtos alimentares produzidos no concelho bem como o seu consumo. Pretende também sensibilizar para uma alimentação mais saudável privilegiando o consumo de produtos da época e de produção local, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do concelho.

Do Montado ao Prato pretende dar a conhecer um dos produtos de qualidade do concelho a vitela do montado.

Iniciaremos a iniciativa com uma visita à exploração agropecuária Herdade da Capela. Criado em 1998, o Solar da Giesteira é um projeto familiar abrangendo várias herdades com características especiais e raras no mundo para a criação de gado em sistema extensivo, uma vez que as manadas se alimentam de pastagem natural com bolota. Numa zona geográfica onde predomina o montado de sobro e azinho, os animais pastoreiam durante todo o ano ao ar livre, em completo equilíbrio com a natureza.

Após conhecer a Herdade teremos oportunidade de degustar a carne selecionada de vitela, deliciosamente confecionada pelo Restaurante o Leilão que aposta na utilização de produtos de qualidade.

 

Dia 12 de maio

10h – Encontro dos participantes no Ferro da Agulha junto ao Centro Cultural e Desportivo do Ferro da Agulha

10h30  – Visita à Herdade da Capela

12h45 - Almoço do “Montado ao Prato” no Restaurante o Leilão (Parque de Leilões de Gado em Montemor-o-Novo)

 

*Iniciativa sujeita a inscrição e pagamento (o valor a pagar inclui visita à empresa e almoço) até ao dia 7 de maio

Adultos 13€ “montado ao prato”, Crianças (dos 6 anos aos 10 anos) 6,5€ “montado ao prato”

Documentos para download